Artigos
Comentários

Fale comigo

archive

O Google Adsense é um grande Portal de notícias sobre saúde, etc...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A seretonina e o Humor

A seretonina é uma substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios é a 'culpada' pelo mau humor, as vezes insuportável. O como funciona o corpo vai responder por tal coisa, em caso de privaçao de sono, comida, stress, há um estado de alerta que desgasta e fadiga a pessoa. Nessas privaçoes, o corpo libera neurotransmissores e outras substâncias que alteram o humor. Pode ficar eufória, irritada ou mau humorada, etc... Isso vai depender do quanto e quais substâncias serão liberadas.

Um estudo  mostrou que os chefes com pior humor eram os que dormiam menos. Das pessoas que ocupam altos cargos em empresas, 25% afirmaram aos pesquisadores que dormiam pouco e chegavam ao trabalho mais propensos a gritar e se irritar. Como num círculo vicioso, eles afirmaram ser justamente o trabalho a fonte de preocupação que não os deixava descansar à noite.

A pessoa se privada do sono, sofre de  insônia, pode acordar várias vezes à noite, o corpo fica a dar descargas de adrenalina, que remexe com todo funcionamento corporal e mental. Aumenta a freqüência cardíaca e a respiração. O organismo fica alerta quando deveria descansar. Esse desgaste afeta o humor, causa irritação.A falta de alimentos também causam as oscilações de humor.  

Quando a serotonina está em nível adequado influencia nosso apetite e proporciona uma sensação de bem-estar, por isso ela é essencial na regulação do humor. Os carboidratos aumentam naturalmente os níveis de serotonina no cérebro, funcionando como um tranqüilizante. A relação entre carboidratos e química cerebral é sentida com mais intensidade nas mulheres, que produzem menos serotonina do que os homens.

Conclusão: durma bem, e alimente-se adequadamente.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Pesquisa personalizada

Ganhe dinheiro por pesquisar no Wibi!


 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License